Vamos Carbono Zero – Contribua com o meio ambiente

Compartilhar:

Na matéria sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente nós citamos o Carbono Zero. Neste texto, vamos explicar mais sobre o programa, quais são suas vantagens e como ele impacta o meio ambiente atual e futuramente!

O que é o Carbono Zero

O Carbono Zero é uma ação criada por empresas para prevenir e neutralizar a queima de gases que podem contribuir com o Efeito Estufa. O Grupo Vamos criou o Programa Vamos Carbono Zero com o objetivo de que os produtos se tornem veículos de transformação, contribuindo com a redução e neutralização das emissões de gases na atmosfera.

Carbono Zero e o combate ao Efeito Estufa

Os gases do Efeito Estufa dificultam a saída do calor da Terra para o espaço, mantendo o planeta aquecido. Apesar do Efeito Estufa ser um fenômeno natural e importante para a existência de vida no planeta, o aumento da concentração dos gases estufa na atmosfera causa um fenômeno denominado mudança climática. Os principais gases do efeito estufa são: CO₂, CH₄, N₂O, SF₆, HFCs, CFCs e PFCs. Grande parte deles é produzido por combustíveis fósseis e queimadas. Para facilitar a compreensão, separamos dois exemplos:

  • 1 tonelada de CO₂ = 1 tonelada de CO₂e
  • 1 tonelada de CH₄ = 25 toneladas de CO₂e

Por isso, quando se trata de Mudanças Climáticas, é utilizado o nome “carbono” representando os Gases de Efeito Estufa.

Saiba mais sobre o Crédito de Carbono

O crédito de carbono é um documento em que atesta e reconhece as reduções de emissões. Um crédito de carbono que a organização tenha, é equivalente a uma tonelada de gases de efeito estufa que deixaram de ser lançados na atmosfera, colaborando com a prevenção do efeito estufa. O certificado de neutralização de carbono é emitido pela ONU e, após a emissão, os créditos de carbono que foram gerados pelo projeto são armazenados pelo Banco Mundial.

O início do projeto

Devido às mudanças climáticas, foi desenvolvido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento o protocolo de Kyoto, que tem como um dos objetivos a redução dos níveis de emissões. Segundo o acordo, os países que fazem parte do protocolo possuem como principal papel, a diminuição das emissões a partir de fontes limpas de energia. Diversos países aprovaram o protocolo de Kyoto, entre eles estão o Brasil, Argentina, Austrália, entre outros.

Dentro desse projeto, se encontra o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) que possibilita que os países que se comprometeram a reduzir, o façam por meio do apoio a projetos de redução de emissões decorrentes do uso de tecnologias mais limpas e eficientes ou via reflorestamento.

Conheça o Programa

O Programa Vamos Carbono Zero é viabilizado pela aliança entre o Grupo Vamos e a Ciclus Ambiental, uma empresa que é reconhecida por seus serviços relacionados ao meio ambiente. A Ciclus captura o gás metano através do tratamento de lixo em aterros sanitários e o processa para a produção de combustível biogás.

O programa é oferecido aos clientes e quando este opta pela locação Vamos Carbono Zero, a quantidade de carbono emitida pelo veículo é compensada em créditos de carbono. A compra desse crédito viabiliza outros negócios sustentáveis, evitando o envio de gases poluentes, como o metano, para a atmosfera.

Outra vantagem é que o cliente que optar pela locação Vamos Carbono Zero poderá acompanhar a quantidade de emissão de gás metano que ajudamos a reduzir. Dessa forma, equilibra-se os volumes de gases emitidos na atmosfera e o equivalente em captura de gases nocivos, ajudando na recuperação do meio ambiente.

Além disso, é importante ressaltar que todos os veículos do Grupo Vamos fazem parte do programa Vamos Carbono Zero, pois já foram neutralizadas 100% das emissões de 2019 e 2020.

Faça parte do Programa Vamos Carbono Zero! Um gesto consciente por um futuro mais saudável!

 

 

Compartilhar: