etapas-da-mineracao.jpeg

Como otimizar as etapas da mineração

A locação é uma forma de economizar com o maquinário, oferecendo inovação, segurança e agilidade nas etapas.

ico-calendar.svg

Compartilhe

A locação é uma forma de economizar com o maquinário, oferecendo inovação, segurança e agilidade nas etapas.

Um dos pilares de desenvolvimento nacional e crescimento tecnológico é a mineração. Esse recurso está presente em quase todos os setores da vida moderna e é uma das principais atividades de exportação no Brasil. Algumas engrenagens da economia brasileira giram em torno da mineração e, por isso, os elementos empregados na execução desse setor estão em constante estudo e evolução.

Os minerais são componentes presentes em quase todos os produtos que utilizamos no nosso dia a dia: carros, computadores, celulares, roupas e até alguns alimentos industrializados. Fica difícil imaginar como seria a vida sem esses recursos. Até a chegada da água em casa, através de canos e tubulações, só é possível por conta da exploração de minérios. Dessa forma, é correto afirmar que a mineração é um setor importante não só para a vida de forma individual, mas também para a economia e desenvolvimento de um país.

Mas, afinal, o que é a mineração? Essa atividade consiste na extração de minérios presentes na natureza. As etapas existentes vão desde a pesquisa do campo que será explorado, até a distribuição para comercialização do recurso. Para cada uma das etapas, é importante conhecer e utilizar os métodos de maneira mais assertiva, para garantir o fluxo correto e manejo adequado do material. As principais etapas da mineração são exploração, carregamento, transporte e distribuição.

Exploração

A pesquisa mineral, ou a fase da exploração, é realizada em campo e também no laboratório. São feitos ensaios das substâncias minerais úteis, de acordo com as especificações de cada mercado. O andamento do projeto e a extração dependem de grande maquinário e equipe especializada.

Carregamento

Após a retirada dos elementos, em seu estado bruto e natural, é feito o carregamento com veículos robustos e com capacidade para grandes cargas. Todas as etapas da mineração no Brasil são averiguadas e autorizadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

Transporte

Em seguida, o minério é transportado para áreas de tratamento onde será direcionado de acordo com a operação. Os veículos utilizados nesse processo são essenciais para o bom funcionamento do fluxo de produção.

Distribuição

Por fim, após a retirada e o transporte do minério, ele é armazenado para em seguida ser distribuído de acordo com suas especificações industriais pré-definidas.

A eficácia desses processos depende da resistência e produtividade dos equipamentos utilizados. Por ser uma atividade essencial para o dia a dia e que requer alto nível de segurança, possuir ferramentas tecnológicas é mais do que necessário para assegurar uma boa logística. Para otimizar os processos das atividades de mineração é necessário investir em equipamentos facilitadores das demandas.

A locação de maquinário é a melhor forma de reduzir custos com documentação, manutenções e evitar veículos parados. A Vamos atua na locação de máquinas de linha amarela e permite que o serviço seja 100% dimensionado de acordo com a necessidade de seu negócio. Confira:  https://vamoslocacao.com.br/

Para continuar acompanhando as melhores dicas do universo de veículos, máquinas e equipamentos, curta a nossa página no Facebook e nos siga no Instagram. Estamos no LinkedIn, nos acompanhe por lá também!

Compartilhe

logo_grupo_vamos_footer_9ab58ee983.svg

Matriz

Rua Dr. Renato Paes de Barros, 1017
6º andar - Itaim Bibi
São Paulo/SP - CEP 04530-001


CNPJ 23.373.000/0001-32
Razão Social: Vamos Locação de Caminhões,
Maquinas e Equipamentos S.A

FALE CONOSCO

icon-phone.svg 0800 025 4141

Siga o Grupo Vamos

fb_icon_549a257f47.svgig_icon_ded8275bc5.svgicon-linkedin.svgyt_icon_22b05233f4.svg