Dia do Motorista – Conheça mais sobre a data

Compartilhar:

No mês de junho é comemorado o dia dos Caminheiros e Caminhoneiras no Estado de São Paulo, em julho ocorre o dia de São Cristóvão, que na religião católica é considerado o padroeiro dos motoristas e em setembro é realizado nacionalmente o dia dos Caminhoneiros. Em homenagem a essas datas importantes, preparamos essa matéria explicando mais sobre a história dessas comemorações que são importantes para muitos profissionais!

Conheça mais sobre a história das datas comemorativas

Em dezembro de 1986, no Estado de São Paulo, a data 30 de junho foi decretada como o Dia do Caminhoneiro. Foi a Lei nº 5.487 que decretou e nesse dia os profissionais que trabalham com transportes de cargas são homenageados, seja elas cargas leves ou pesadas. Além disso, a data traz reconhecimento de todos os caminhoneiros que trabalham com uma categoria muito importante para todo o Brasil.

Além dessa data, no dia 25 de julho é comemorado o Dia do Motorista e de São Cristóvão, que é padroeiro dos motoristas. Ele foi considerado padroeiro dos caminhoneiros e motoristas o geral pois, segundo a Igreja Católica, foi ele quem carregou Cristo em suas costas. É importante ressaltar que no dia 25 de julho é comemorado o dia de todos os motoristas, sejam eles taxistas, motoristas de ônibus ou caminhões.

Outra data comemorativa para esses profissionais é o dia 16 de setembro, decretado em 2009 pela lei n° 11.927 para homenagear os caminhoneiros em nível nacional. Em 2021 completam-se 12 anos do decreto que deu origem a data.

Entre essas três datas comemorativas, muitos caminhoneiros se reúnem no dia 25 de julho com seus companheiros de trabalho e participam de missas em homenagem ao padroeiro São Cristóvão.

A importância do caminhoneiro no Brasil

Os caminhoneiros e caminhoneiras merecem total respeito e reconhecimento por todos os brasileiros. Essa é uma das profissões mais importantes que movem o Brasil, principalmente quando tratamos do assunto de economia. Os profissionais são responsáveis por transportar alimentos e produtos até os locais de distribuição, que posteriormente chegará ao consumo da população.

Falando em dados, segundo a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABCAM), atualmente existem cerca de 2 milhões de profissionais percorrendo as estradas, sendo assim responsáveis por transportar cerca de 60% de todas as cargas brasileiras.

Independente da data, os caminhoneiros e caminhoneiras devem sempre ser homenageados, lembrados, valorizados e reconhecidos pela importância de seus serviços. Eles são profissionais que dedicam suas vidas para movimentar o Brasil!

Compartilhar: