Dia_do_Agricultor_-_Homenagem_a_todos_os_profissionais_da_agricultura.jpg

Dia do Agricultor - Homenagem a todos os profissionais da agricultura!

No dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor, uma das profissões mais importantes do mundo. Em homenagem a essa data tão especial, preparamos essa matéria para explicar mais sobre a história e importância da agricultura para o Brasil!

ico-calendar.svg

Compartilhe

No dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor, uma das profissões mais importantes do mundo. Em homenagem a essa data tão especial, preparamos essa matéria para explicar mais sobre a história e importância da agricultura para o Brasil!

Conheça a história do Dia do Agricultor

O Dia do Agricultor foi decretado com a legislação Nº 48.630 de 27 de julho de 1960, em comemoração ao aniversário da fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Pública (SENACOP) que foi inaugurada por Dom Pedro II em 1860. Na época, a Secretaria estava completando 100 anos de fundação e, a partir da década de 30, a Secretaria se tornou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No decreto, assinado pelo Presidente Juscelino Kubitschek, é citado que o país deve grande parte de sua prosperidade à economia agrícola, assim sendo escolhida a data 28 de julho para homenagear os profissionais que trabalham com agricultura no geral.

No mesmo mês (julho), nos dias 24 e 25, é comemorado o Dia Nacional e o dia Internacional da Agricultura Familiar, porém a data foca em somente uma categoria de agricultura, enquanto no dia 28 de julho é comemorado o agricultor no geral.  É importante ressaltar que essas datas também comemoram a preservação do meio ambiente realizada pelos profissionais.

Nessas datas comemorativas, as cidades que são conhecidas por suas culturas e trabalhos que envolvam o agronegócio, realizam festas e eventos em comemoração. Durante a pandemia, esses eventos estão sendo realizados virtualmente.

A importância da Agricultura para o Brasil

A agricultura é um dos principais setores que movimentam a economia do Brasil. Ela é responsáveis por produzir alimentos para toda a população brasileira, gerar empregos, matérias-primas para empresas e também é responsável por exportações para todo o mundo.

Segundo a CNA Brasil, no ano de 2019 a soma de bens e serviços no agronegócio chegaram a cerca de R$ 1,55 trilhão, ou seja, 21,4% do PIB brasileiro, tendo como maior valor bruto a soja e em seguida a produção de carne bovina.

Falando sobre a exportação de produtos agrícolas, em 2019 o Brasil exportou cerca de 19,6 milhões de tonelada de açúcar, o café chegou a 1,9 milhões de toneladas e em terceiro lugar ficou o suco de laranja, com 1,2 milhões de toneladas. Segundo pesquisa realizada pela CNA Brasil, nas semanas 10 à 14 de março/2021 a produção de grãos chegou a estimativa de 271,7 milhões de toneladas.

Com esses dados podemos notar que a agricultura é um dos principais setores a movimentar o Brasil. Assim, o agricultor é umas das principais profissões a ajudar e fazer crescer a economia brasileira. Portanto eles merecem homenagens, respeito e reconhecimento por seus trabalhos.

Desejamos parabéns a todos os trabalhadores da agricultura!

Compartilhe

logo_grupo_vamos_footer_9ab58ee983.svg

Matriz

Rua Dr. Renato Paes de Barros, 1017
6º andar - Itaim Bibi
São Paulo/SP - CEP 04530-001


CNPJ 23.373.000/0001-32
Razão Social: Vamos Locação de Caminhões,
Maquinas e Equipamentos S.A

FALE CONOSCO

icon-phone.svg 0800 025 4141

Siga o Grupo Vamos

fb_icon_549a257f47.svgig_icon_ded8275bc5.svgicon-linkedin.svgyt_icon_22b05233f4.svg