Como a redução nos custos de logística impacta na sua empresa?

Compartilhar:

Veja como identificar pontos de redução de custos nos processos logísticos e quais as vantagens disso

Reduzir custos é um dos grandes objetivos que qualquer negócio tem. Seja motivado por momentos de crise, necessidades de corte ou para o melhor desempenho do negócio, reduzir gastos é sempre bem-vindo.

No entanto, o processo de redução de custos, principalmente no âmbito logístico, requer estratégias e pensamentos cuidadosos, para garantir eficiência e qualidade, ao passo em que se garante menos despesas. Para tanto, é necessário se atentar a alguns pontos.

Automação de processos

Algumas vezes, a automação de processos pode não parecer uma boa alternativa, já que ela exige investimento inicial. Contudo, a médio e longo prazo, o retorno é maior, compensando não só o gasto inicial, mas trazendo redução de custos.

Desse modo, a automação é um processo fundamental para a logística. A adoção de ferramentas e sistemas tecnológicos pode abarcar processos como estocagem, armazenagem e manipulação de mercadorias, até atividades externas, com sistemas de gerenciamento de transportes e de armazéns, sistemas de roteirização, de rastreamento e monitoramento, entre outros.

Esses tipos de tecnologias diminuem a necessidade de mão de obra humana e diminui a ocorrência de erros, gerando menos despesas.

Pensamento estratégico

A empresa precisa pensar de forma estratégica, racionalizando os processos logísticos. Com isso, é possível garantir o funcionamento de estratégias, como: elaboração de novas rotas, envio de uma maior quantidade de produtos de uma só vez, quando é para a mesma região, e veículos com carga máxima, o que reduz o número de viagens.

Além disso, o gestor também pode criar planos de redução de custos, efetuando cortes de gastos e eliminando processos e etapas. Identificar onde estão os maiores custos logísticos é essencial para um corte inteligente. Tudo vai depender de uma análise cuidadosa e estratégica, que vai diminuir custos sem que o negócio perca sua qualidade!

O pensamento estratégico também inclui o monitoramento de processos, para prevenir falhas e inconsistências e promover soluções rápidas, assim como o estabelecimento de metas/necessidades e limites.

Aluguel de frota

Para ter disponibilidade de carros e eficiência na entrega, é indispensável possuir uma frota em bom funcionamento. Não se trata apenas de ter caminhões à disposição, mas também de veículos bem conservados, que consomem menos combustível e com uma possibilidade menor de apresentarem defeito.

Quando se fala em transporte, é indispensável garantir a segurança da mercadoria, para que não haja avarias, perdas nem atrasos.

O aluguel de frotas evita os gastos com manutenção, já que estes ficam a cargo da empresa locatária. Em uma situação de emergência, por exemplo, pode ser feita a troca do veículo, quando há locação. Outro ponto positivo do aluguel é não ter que se preocupar com a deterioração do veículo, um processo natural a longo prazo, nem com a troca e manutenção de pneus, ou mesmo com a venda do carro. Além disso, a empresa locatária garante a proteção do veículo, a documentação atualizada e o pagamento de impostos.

Aluguel de intralogística

A intralogística, que cuida da movimentação e processos de armazenagem nas instalações internas, também necessita de uma série de equipamentos, como empilhadeiras, rebocadores, transpaleteiras, entre outros. Aqui, vale o mesmo princípio da locação de caminhões, fazendo o aluguel dessas máquinas.

Dessa maneira, seu negócio garante o bom funcionamento de todos os processos relacionados à intralogística, reforçando a eficiência e a produtividade que o trabalho exige, com os equipamentos certos. Como resultado, também se ganha mais agilidade para evitar qualquer tipo de atraso. Uma intralogística bem realizada promove a redução nos custos finais logísticos, especialmente quando é feita utilizando maquinário alugado.

De fato, o aluguel de maquinário, equipamentos e veículos contribui significativamente para a redução de despesas logísticas. Contudo, é indispensável contar com o trabalho de uma empresa de confiança, que disponibiliza o que há de melhor no mercado.

Esse é o caso da Vamos, que tem anos de experiência no aluguel de veículos pesados. Com expertise na gestão de ativos, a Vamos também garante soluções customizadas, conforme as necessidades do seu negócio.

Fique por dentro do nosso trabalho e tenha acesso a conteúdos como esse no nosso blog e redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn. Esperamos você!

 

Compartilhar: