VAMOS_CURITIBA_9.jpg

Quais os cuidados ao comprar um caminhão seminovo?

Na hora de aumentar ou renovar a frota de caminhões, uma das primeiras dúvidas que vêm à cabeça é o quão vantajoso é adquirir um veículo seminovo e quais são os cuidados necessários para essa aquisição. Seja para trocar ou somar à frota, a compra de um caminhão seminovo representa, principalmente, vantagem econômica em relação a um veículo zero.

ico-calendar.svg

Compartilhe

Na hora de aumentar ou renovar a frota de caminhões, uma das primeiras dúvidas que vêm à cabeça é o quão vantajoso é adquirir um veículo seminovo e quais são os cuidados necessários para essa aquisição. Seja para trocar ou somar à frota, a compra de um caminhão seminovo representa, principalmente, vantagem econômica em relação a um veículo zero.

Porém, além da economia, é possível adquirir um veículo seminovo em perfeito estado, como se fosse um zero quilômetro. Mas, para isso, é preciso atenção ao veículo que será adquirido, assim como ao local de compra, que deve ser de confiança e bem conceituado.

Conhecer a concessionária  

O primeiro passo para adquirir um caminhão seminovo é decidir onde comprar. Nesse caso, é importante pesquisar o máximo de informações sobre a concessionária que fará a venda. Assim é possível saber qual o porte e o reconhecimento de quem cuida do caminhão que você vai adquirir.

Ao comprar em uma concessionária, como as lojas da Vamos Seminovos, há mais opções de negócio e condições comerciais que podem ser negociadas no ato. Na hora da compra do veículo, é importante fugir de pechinchas ou ofertas que pareçam muito mais vantajosas e fora da média da Tabela Fipe.

Histórico do veículo

Encontrou o veículo que interessa? É preciso se informar sobre o histórico do caminhão, assim é possível saber se ele já teve alguma colisão e quais reparos foram feitos. É imprescindível conhecer a real situação do veículo para garantir a maior segurança possível ao motorista, assim como a qualidade do negócio, por isso é importante que o veículo seja vistoriado.

Avalie com atenção os detalhes do veículo

Dê preferência para avaliar o caminhão sob a luz do dia, que deixa tudo mais visível, assim fica mais fácil identificar amassados, manchas e a condição da lataria. É preciso ficar atento aos faróis e às portas, pois, caso haja dificuldade para abrir e fechar, pode ser um sinal de que o veículo foi batido.

Também é importante observar os locais mais comuns de ferrugem e se tem acúmulo de água ou umidade no veículo, como acontece em alguns abaixo do tapete. Embora seja comum que a atenção maior ao veículo fique no documento e em outros componentes como o motor, esses detalhes podem representar problemas futuros que podem ser evitados quando a aquisição é feita com uma revenda bem conceituada.

Manutenção preventiva e pneus

É necessário observar as condições dos pneus, como a calibragem e o tempo de uso, pois o rodízio periódico deles é importante para a segurança na estrada. Com a manutenção preventiva, é possível também garantir que as peças do fabricante estão nas condições ideais de operação, o que proporciona melhor desempenho do veículo e pode evitar falhas inesperadas durante o percurso.

Teste drive

Na hora de testar o veículo, o ideal é contar com a presença do motorista, que tem experiência na função, pois, ao entrar no caminhão, é possível perceber como está o alinhamento, a suspensão e o balanceamento das rodas. Além disso, dentro do veículo é possível observar a condição do volante, do câmbio e da cabine, aspectos básicos para garantir a segurança e o conforto do motorista.

Ao adquirir um caminhão seminovo, é importante ter à disposição diferentes modelos e marcas para atender com maior exatidão a procura do negócio. A garantia de procedência também é um fator decisivo na hora da aquisição, por isso a rede de lojas da Vamos Seminovos garante esse serviço e condições comerciais diferenciadas. Dessa forma, o cliente tem à disposição veículos da Scania, Volvo, Mercedes Benz e outros — confira em: https://vamosseminovos.com.br/.

Para continuar acompanhando as melhores dicas do universo de caminhões, máquinas e equipamentos curta a nossa página no Facebook e nos siga no Instagram. Estamos no LinkedIn, nos acompanhe por lá também!

Compartilhe

logo_grupo_vamos_footer_9ab58ee983.svg

Matriz

Rua Dr. Renato Paes de Barros, 1017
6º andar - Itaim Bibi
São Paulo/SP - CEP 04530-001


CNPJ 23.373.000/0001-32
Razão Social: Vamos Locação de Caminhões,
Maquinas e Equipamentos S.A

FALE CONOSCO

icon-phone.svg 0800 025 4141

Siga o Grupo Vamos

fb_icon_549a257f47.svgig_icon_ded8275bc5.svgicon-linkedin.svgyt_icon_22b05233f4.svg