tres-fortes-tendencias.jpeg

Três fortes tendências do agronegócio em 2022

Entenda as previsões para o agronegócio neste ano observando os hábitos no campo e no cotidiano dos consumidores

ico-calendar.svg

Compartilhe

Entenda as previsões para o agronegócio neste ano observando os hábitos no campo e no cotidiano dos consumidores

O agronegócio é um setor com tendência de crescimento. Apesar das crises enfrentadas, a agronomia continua sendo um dos grandes responsáveis pelo crescimento econômico, contribuindo significativamente no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Em 2020, o setor teve 26,6% de participação no PIB brasileiro, chegando a aproximadamente R$ 2 trilhões.

Além disso, um estudo divulgado em novembro de 2021 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) mostrou que o valor bruto da produção (VBP) será de R$ 1,169 trilhão em 2022, um valor 4,4% maior que em 2021.

Por esses e outros motivos, estamos falando de um setor que carrega consigo grandes tendências que mudam a cada ano! Conheça três fortes tendências para agora, em 2022!

Automação de processos

A tecnologia já é uma realidade na maioria dos negócios, inclusive dentro da agronomia. Hoje, existe uma grande quantidade de sistemas, aplicativos e softwares totalmente voltados para o setor agrônomo, além de outras tecnologias que podem ser utilizadas. Estamos falando de sistemas para mapeamento de áreas, controle de maquinários, banco de dados de pragas e doenças, previsão climática, gerenciamento de atividades etc.

Como resultado, o produtor conta com mais eficiência, menos possibilidade de erros, redução de custos e de mão de obra humana, otimização da produção, gestão facilitada, entre outras vantagens.

Mudança no consumo

O perfil dos consumidores também está mudando. Muitos brasileiros vêm optando pelo consumo de alimentos mais saudáveis, assim como de produtos orgânicos e frescos, mesmo tendo que pagar a mais por isso. Outro hábito que vem crescendo é a priorização de produções sustentáveis, que visam diminuir os impactos sociais e ambientais, além do apoio a produtores locais.

Aluguel de maquinário e equipamento agrícola

Quando o assunto é tendências do agronegócio, não tem como deixar de lado o aluguel de maquinário e equipamentos agrícolas. A locação é uma alternativa para o produtor que não dispõe de capital suficiente para investir em uma frota própria ou para aquele que prefere investir seu dinheiro em outros quesitos, já que o aluguel gera economia.

Desse modo, o produtor pode contar com equipamentos de alta qualidade e tecnologia. Lembrando que máquinas antigas consomem muita água, energia e combustível e podem falhar durante o processo, causando prejuízos e atrasos. Em contrapartida, um maquinário em pleno funcionamento possibilita a economia de combustível e garante mais eficiência no campo, mecanizando processos como pulverização, plantio e colheita.

Uma outra vantagem do aluguel é contar com manutenção preventiva, consertos, assistência técnica, testes e certificações. Caso surja uma emergência, como a quebra de um equipamento, o locador pode solicitar a troca, com mais rapidez e certeza da solução.

Ele também não precisa arcar com manutenção, documentação e demais custos, além de não precisar se preocupar com a sazonalidade da colheita, que pode deixar as máquinas ociosas por meses.

A locação de equipamentos é uma tendência que tem tudo para crescer cada vez mais! Com a Vamos Locação, seu negócio conta com o aluguel dos melhores equipamentos e serviço customizado, além da expertise de uma empresa que está há mais de 30 anos no mercado, com vários cases de sucesso.

Saiba mais sobre nosso trabalho acessando nossas redes sociais! Estamos no FacebookInstagram e LinkedIn. Aproveite, também, para acompanhar outros conteúdos enriquecedores em nosso blog. Esperamos você!

Compartilhe

logo_grupo_vamos_footer_9ab58ee983.svg

Matriz

Rua Dr. Renato Paes de Barros, 1017
6º andar - Itaim Bibi
São Paulo/SP - CEP 04530-001


CNPJ 23.373.000/0001-32
Razão Social: Vamos Locação de Caminhões,
Maquinas e Equipamentos S.A

FALE CONOSCO

icon-phone.svg 0800 025 4141

Siga o Grupo Vamos

fb_icon_549a257f47.svgig_icon_ded8275bc5.svgicon-linkedin.svgyt_icon_22b05233f4.svg