Os implementos agrícolas mais populares

Compartilhar:

Os implementos agrícolas facilitam a vida dos produtores rurais e ajudam na economia e tempo hábil na produção

 

Hoje em dia, qualquer tarefa que seja realizada de maneira rápida e eficiente é considerada fundamental para o desenvolvimento de uma produção. Atualmente, tudo é facilitado pela tecnologia e não seria diferente para os processos agrícolas.

 

Através da tecnologia, foi possível aperfeiçoar as técnicas de produção agrícola, facilitando o trabalho dos agricultores, reduzindo o tempo e proporcionando uma produção em grande escala. No âmbito da produção agrícola, para ser mais rentável e otimizar o trabalho, é imprescindível usar as ferramentas necessárias para alcançar bons resultados nas plantações.

 

Diante disso, os implementos agrícolas que são os equipamentos acoplados, por exemplo, em tratores, facilitam o processo de produção tanto na preparação do solo quanto no transporte das colheitas. Com isso, os produtores ganham com a otimização do tempo e a diminuição das perdas.

 

Para que entenda quais os implementos agrícolas mais adotados fizemos uma lista dos mais utilizados no campo.

 

 

Arados

 

Basicamente, o arado tem como função preparar o solo para o cultivo de plantas. Dessa forma, ele revira a camada subsuperficial do solo, para que restos de plantas na superfície sejam enterradas.

 

Ele acaba tornando a terra mais aerada e preparada para receber sementes, irrigação, incorporação de adubos e melhora a infiltração da água.

Os arados são divididos conforme o seu formato. Sendo assim, são divididos em arados de discos e arados de aivecas.

 

Semeadoras

 

A função da semeadora é introduzir as sementes no solo. A máquina tem a capacidade de proteger as sementes, evitando maiores danos durante todo o processo. Existem semeadoras que realizam mais de uma tarefa, além de depositar as sementes, como a adubação do solo, feita pelas semeadoras-adubadoras.

 

Durante este processo, as semeadoras exigem mais força, potência e combustível. É preciso muita atenção na regulagem desse equipamento, para que uma má distribuição das sementes não aconteça.

 

Pulverizador

 

O pulverizador possui a função de realizar a aplicação dos produtos fitossanitários nas lavouras, ajudando no controle de pragas.

 

Os principais pulverizadores são:

 

  • Pulverizador atomizador:indicado para ser utilizado na aplicação de produtos fitossanitários em fruticulturas;
  • Pulverizador de barra:pode ser utilizado em culturas agrícolas variadas.

 

Roçadeira

 

A roçadeira tem como função aparar a grama, capim e ervas indesejadas nas lavouras e plantações. Esse implemento agrícola contém um conjunto de cabeçotes e lâminas retas ou curvas, que são acopladas aos tratores e facilitam o corte e a limpeza da área do plantio, mesmo em espaços mais estreitos.

 

Subsolador

 

O subsolador é um implemento usado para a descompactação do solo. Ele é fundamental em áreas que têm a superfície da terra muito endurecida. Sendo assim, o solo fica mais areado e com melhor drenagem interna, diminuindo o escoamento inicial e o tempo de encharcamento.

 

Esse implemento agrícola conta com hastes de 30 cm a 1 m, que reduzem a resistência do solo para drenagem e introdução de raízes. Por conta disso, ele demanda grande força de tração, tendo grande custo operacional, pois exige tratores potentes com um elevado uso de combustível.

 

Grades

 

As grades são utilizadas no preparo do solo para melhorar as condições de semeadura, germinação e desenvolvimento das plantas. As grades, acopladas a tratores, desagregam e quebram torrões, nivelam a superfície do solo, incorporam de forma superficial insumos e restos de cultura.

 

Geralmente, elas possuem dentes, molas ou discos, sendo sempre manuseadas com cautela, pois podem prejudicar o solo.

 

Rolo faca

 

O rolo faca é utilizado no manejo da reserva e restos culturais que ficam localizados na superfície do solo. Esse implemento reduz o tempo entre um plantio e outro, ajudando a decomposição mais acelerada da biomassa, fazendo com que os nutrientes sejam incorporados rapidamente ao solo.

 

Enxada rotativa

 

As enxadas rotativas são implementos usados no preparo do solo, possibilitando seu preparo em uma única operação. A ferramenta é muito usada em plantações de hortaliças e flores, no manejo de ervas daninhas e na incorporação de culturas, fertilizantes e corretivos de solo.

 

Escarificador

 

O escarificador é utilizado para o preparo do solo, porém quebra a compactação causada pelo uso de outros implementos agrícolas. Por conta disso, o solo fica menos suscetível a erosões. Ele é usado em solos completamente secos, mas não substitui o uso de outros implementos agrícolas.

 

Investimento em implementos agrícolas

 

Hoje não é necessário dispor ou remanejar recursos de outras áreas para ter à disposição os implementos agrícola necessários para otimizar etapas na produção rural. Com um plano de locação, como o Vamos Mais Longe, o locatário elimina gastos como documentação, manutenção, seguro, depreciação e outros custos que representam até 30% de economia ao negócio. Conheça nossa linha agro clicando aqui e veja os detalhes dos planos de serviços que podem facilitar a gestão.

 

Recentemente, mostramos aqui no blog como o aumento da procura por máquinas agrícolas é sustentado pela locação, já conferiu? Para continuar acompanhando as melhores dicas e informações, curta a nossa página no Facebook e no Instagram. Estamos também no LinkedIn, nos acompanhe por lá!

Compartilhar: