Logística: profissionais e equipamentos

Compartilhar:

Uma boa logística é garantida por profissionais preparados e o uso de equipamentos de qualidade

Quando você faz alguma compra, já parou para pensar o quão complexo é o processo para o produto chegar até você? Armazenamento, estoque, transporte, entre tantas outras funções são necessárias. E, por trás disso, está o profissional de logística.

 

O mercado de trabalho de logística

Com as mudanças no comportamento do consumidor e o boom do varejo on-line, segundo uma pesquisa realizada pela Glassdoor, a logística tem pelo menos 5 cargos entre os 20 com maior demanda de recrutamento no Brasil, em 2020. Então, para quem deseja seguir carreira na logística, há muitas oportunidades. O setor logístico, no entanto, possui diversas peculiaridades, o que faz com que dentro dele possam existir diversas áreas de atuação. Por isso, para quem está buscando iniciar a carreira, é importante pesquisar muito bem sobre os cargos e possibilidades de atuação.

Em relação à logística, podemos adiantar que esse é um ramo em alta e que integra as profissões do futuro. Essa área tem sofrido algumas modificações, especialmente com a chegada da indústria 4.0, que difundiu a necessidade do uso da tecnologia. Assim, o segmento ficou mais interconectado, promovendo maior fluidez no dia a dia do trabalho.

Fora o desenvolvimento tecnológico que assolou a indústria 4.0, outro fator tem deixado o mercado de trabalho para a logística bem aquecido: o aumento no consumo. Dessa forma, quanto mais pessoas consomem, maior é a necessidade de contratar mais e melhores profissionais capacitados em logística. Outro ponto interessante é a intensificação no processo de importação e exportação. Com isso, as empresas, principalmente de grande porte, se veem necessitadas de mais profissionais para atuarem nos mais diversos pontos logísticos, melhorando, assim, a sua capacidade de distribuição.

A importância de escolher bons equipamentos

Estocar, transportar carga, categorizar, controlar entradas e saídas… Quando as atividades dentro de um estoque são múltiplas e os equipamentos de logística não são apropriados para as características do negócio, fica ainda mais difícil cobrar pela produtividade. É preciso se manter sempre atualizado quanto à evolução no mercado, em busca de melhorar a performance do setor. Com o avanço da tecnologia e a colaboração no repasse das técnicas, o setor logístico tem apresentado transformações constantes.

Se você deseja estar pronto para solucionar os imprevistos, otimizar os processos internos e garantir a confiabilidade nos diagnósticos, é fundamental saber como funcionam as principais soluções para transporte e estocagem de produtos. É importante fazer a escolha correta dos equipamentos para garantir que eles desempenhem sua função com facilidade. É necessário fazer a identificação do peso dos materiais que serão movidos e a capacidade de carga do equipamento que irá movê-lo. Otimizar o percurso do objeto de carga dentro do local também é indispensável para que haja uma boa organização e diminuição de esforços.

Organizar um processo produtivo reflete diretamente em um aumento na produtividade da empresa e está relacionado ao atendimento aos prazos de entrega impostos, que pode ser considerado um fator determinante de competitividade. Em resumo, uma indústria, oficina ou loja de ferramentas que possui organização e otimização da movimentação de seus materiais, torna-se mais eficaz em sua produtividade.

Fique por dentro de todo o nosso trabalho e tenha acesso a conteúdos como esse no nosso blog e redes sociais: FacebookInstagram e LinkedIn. Acesse já!

Compartilhar: