Dia Mundial do Meio Ambiente – Conheça a importância da data!

Compartilhar:

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Nacional do Meio Ambiente, data criada e instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) para levar a toda população informações e conhecimentos sobre a importância da preservação do meio ambiente, além de incentivar a prática da sustentabilidade.

Importância da preservação

A preservação não se trata apenas da fauna e da flora, mas também de outros recursos naturais como o oxigênio, fontes de água, minas de minerais, entre outros.

Muitos impactos negativos são gerados pelo crescimento populacional e, consequentemente, das cidades que vêm afetando expressivamente o meio ambiente e a natureza. Algumas atitudes parecem pequenas, mas podem causar impactos enormes, como por exemplo: um papel de bala jogado na rua irá para o bueiro e, em dias de chuvas, caso o bueiro esteja lotado de papéis, poderá causar inundações e afetar os moradores daquela região (além de que toda a sujeira poderá ir para os rios).

Em 2020 ocorreu um incêndio na Floresta Amazônica e, segundo o G1, foram mais de 150 mil focos de queimadas e quase 1 ano após o ocorrido muitas pessoas ainda são afetadas. Um estudo realizado pelo Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mostra que o Agronegócio perderá até R$5,7 bilhões por ano devido ao desmatamento. Esses são apenas alguns dados que mostram como o impacto no meio ambiente afeta nossa vida atual e futura.

Dicas de Sustentabilidade

Existem diversas maneiras de você contribuir com o meio ambiente e separamos algumas dicas relacionadas a sustentabilidade que são fáceis de realizar durante o decorrer do seu dia:

  • Sempre guarde seu lixo até encontrar uma lixeira. Como citamos no exemplo, os lixos jogados nas ruas se acumulam e podem causar inundações nas cidades;
  • Economize água! Sempre que você for escovar os dentes, lavar louças ou lavar os cabelos, deixe a água fechada. Em dias chuvosos, guarde a água da chuva para molhar plantas ou lavar seu quintal, por exemplo;
  • Economize energia elétrica evitando deixar aparelhos eletrônicos ligados (caso não estejam sendo utilizados), desligando a iluminação elétrica e abrindo as janelas para deixar a luz natural entrar no ambiente. Nos próximos tópicos vamos citar uma ótima ideia que é realizada em nossa empresa para economizar energia;
  • Recicle! Um dos principais métodos utilizados na sustentabilidade é a reciclagem. Descarte corretamente os produtos para que possam ser reutilizados.

Faça a sua parte também para preservar o meio ambiente

O Grupo Vamos possui ações com o objetivo de colaborar com a preservação do meio ambiente, separamos duas delas para você se inspirar e participar conosco!

Carbono Zero

O novo programa Vamos Carbono Zero é um projeto cuja meta é transformar nossos produtos em veículos de transformação, contribuindo para a redução e neutralização das emissões de gases que agravam o efeito estufa. O programa é viabilizado pela aliança entre o Grupo Vamos e a Ciclus Ambiental, empresa que captura o gás metano através do tratamento de lixo em aterros sanitários e o processa para a produção de combustível biogás, gerando assim, créditos de carbono.

Nossos clientes possuem a opção de realizar a locação Vamos Carbono Zero, sendo assim, a quantidade de carbono emitida pelo veículo é compensada em créditos de carbono. Ao aderir ao programa, você estará viabilizandonegócios sustentáveis, contribuindo assim, para proporcionar um futuro mais saudável para as próximas gerações. Além disso, todos os veículos utilizados por nossos colaboradores já fazem parte do Vamos Carbono Zero. Um gesto consciente por um futuro mais saudável!

Placas Solares

Na Transrio – Caminhões e Ônibus a preocupação e o zelo com o meio ambiente são genuínos, sendo assim nós investimos constantemente em soluções sustentáveis e iniciativas ecologicamente corretas visando o bem-estar da sociedade. No Estado do Tocantins, por exemplo, todas as unidades da Transrio possuem painéis solares que captam a luz do sol e a transforma em energia, o objetivo é que as lojas operem normalmente usando uma alternativa energética eficiente e sustentável.

Os benefícios das placas solares são tamanhos, tendo em vista que o Ministério do Meio Ambiente tem desenvolvido diversos projetos para suprir demandas energéticas de comunidades rurais e isoladas no país, atualmente muitas empresas e casas possuem placas solares instaladas ajudando na preservação do meio ambiente e na economia de energia elétrica. Essa energia alternativa como pode-se notar, possui diversas vantagens. Uma comparação importante é que o volume gerado anualmente pelas unidades da Transrio no Tocantins acarreta uma redução de 254 toneladas de CO2 que seriam lançados na atmosfera. Ao reduzir drasticamente a emissão de CO2 por meio dos painéis solares, é como se a Transrio plantasse 1.063 árvores por ano!

 

Essas são apenas algumas ações para exemplificar. É importante toda a população colocar em prática a preservação do meio ambiente para que, futuramente, nossa natureza seja preservada!

Compartilhar: